Em meio aos processos de qualquer indústria é natural a produção de resíduos, que devem ser descartados corretamente para, além de garantir a segurança dos seus funcionários, manter a empresa em conformidade com as leis e normas ambientais. Para isso existe o sistema de despoeiramento industrial.
O que é um sistema de despoeiramento industrial?
O sistema de despoeiramento industrial é utilizado no tratamento dos resíduos industriais, como forma de removê-los do ar, impedindo que eles se espalhem pelo ambiente e causem problemas. Esses resíduos ou rejeitos podem ser sólidos, como partículas de poeira, fuligem, fibras e poeira química ou líquidos, como gases e vapores industriais.
Onde o sistema de despoeiramento é instalado?
Peneiras, fornos, máquinas de processamentos do produto, caldeiras, coqueria, sinterização, fornos de pelotas, resfriadores de clínquer e caldeiras podem receber projetos de despoeiramento. O sistema também é utilizado nos processos de transferência do produto que gerem pó, como alimentação e extração de armazéns, tombadores (dampers), transferência de correias e elevadores, etc.
Quais tipos de indústria necessitam de um sistema de despoeiramento?
Quase todas as indústrias precisam de um sistema de despoeiramento em alguma parte do processo, porém algumas das mais comuns são:
- Indústria de mineração
- Fornos
- Indústria cimenteira
- Indústria alimentícia
- Processos de pinturas
- Processos abrasivos
- Indústria química
- Papel e celulose
- Siderurgia
- Beneficiamento de minério
- Incineração química
Como funciona um sistema de despoeiramento industrial?
O sistema de despoeiramento é composto por dutos, que interligam os pontos de captação do ar até os ventiladores, que são os responsáveis pela movimentação do ar, e os filtros. Os filtros de ar, que podem ser filtros cartucho, filtros de manga ou precipitadores eletrostáticos, são os responsáveis por capturar as partículas de resíduo e descartá-las. Este descarte, porém, deve ser feito sem que cause perda de pressão e entrada de ar falso no sistema e é aí que entram as válvulas de vedação.
As válvulas recomendadas em sistemas de despoeiramento industrial são as chamadas válvulas duplo pêndulo (duplo flap ou dupla basculante, duplo cone ou duplo copo) e são responsáveis por descartar os resíduos capturados pelo filtro sem que haja perda de pressão. Há casos onde válvulas rotativas são incorretamente utilizadas, pois permitem entrada de ar falso no sistema. Neste quesito as válvulas duplo pêndulo se destacam, pois possuem uma câmara de compressão que garante a vedação total do sistema. Além disso as válvulas duplo pêndulo possuem baixa manutenção e são resistentes a materiais abrasivos, corrosivos e de alta temperatura.
A Uniprest é especialista na criação de projetos sob medida e fabricação de válvulas duplo pêndulo de altíssima estanqueidade, resistência à abrasão e baixa manutenção, com sensores de posicionamento e trava de segurança para inspeção. Confira os nossos produtos!